sábado, 22 de abril de 2017

Haters Back Off e Aristóteles.


A convergência midiática está reformulando comportamentos. Gente aos milhares milhões buscam ingenuamente a fama, esperado assim o belo lugar ao sol. A busca desenfreada pela notoriedade descarta valores, ideologias e privacidade. Que importa, ausência de talento, beleza ou estudo! Existem uma serie de industrias publicitárias que moldam a figura humana ao gosto das massas. Editam a voz, o corpo, as falas. Outrossim, redefinem figurino. E aquele(a) figura tosca do Youtube, aparece por um breve instante nos canais abertos e nas mídias sociais, para logo ser substituído por outro(a), tão tosco quanto ele(a). A celeridade digital descarta tão rápido quanto aprova, mas ainda assim há que dê audiência. Haters Back Off, série do Netflix, criada por Coleen Ballinge discursa sobre a expectativa do estrelato e o mundo real.
Miranda Sings (interpretada pela própria Coleen Ballinger), julga que fará sucessos no mundo inteiro ao gravar vídeos no Youtube. Incentivada por seu Tio, sua Mãe e o vendedor de picolés do bairro; Miranda assume a postura de ser talentosa e cobiçada. Apenas sua irmã Emily (Francesca Reale), é ancorada na realidade, tal qual o Sancho Pança, que lidavacom os delírios do Dom Quixote (serve também como alusão a srta. Sings). Enfim, após Miranda postar os vídeos, recebe comentários hostis, daí o título da série.  
Recentemente, reli a poética aristotélica, e pude perceber o quão atual é a sua crítica. É evidente, que ela está voltada para o Teatro Grego, todavia, ela atravessou a história e até hoje é usada como modelo para resenhas de Teatro e sua evolução (como Cinema e séries). Haters Back Off se apropria do conceito de mímesis trazido por Aristóteles. Ora, não é restrito a imitação, também a verossimilhança.  A série argutamente aponta na contemporaneidade essa conduta narcísica excessiva, de querer se ver e se mostrar a todo instante por meio das mídias. E há na protagonista um exagero de maquilagem que mais parece uma máscara. E mais uma vez vemos elementos do Teatro Antigo. No teatro Antigo um dos elementos era a máscara, esta que exibia a fealdade, o ridículo. Para Aristóteles, o exagero dessas deformidades, mostravam a ação dos homens inferiores, defeituosos e ingênuos (Tal qual Miranda Sings e seus familiares caricatos). A feiura era aquilo que trazia risos. Era o contrate do símbolo apolíneo de perfeição.

É bem verdade que a sitcom não traz grandes interpretações, tampouco um roteiro genial. O que julgo louvável é originalidade e coragem de escarnecer de pseudos-artistas, muitos deles dentro do próprio catálogo VoD. Aos diminutos leitores deste blog – se der vejam Haters Back Off.

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